Vida útil das Fraldas de Pano Modernas

De maneira geral, podemos ter uma expectativa melhor sobre a vida útil das fraldas de pano se contabilizarmos por lavagens, e não por tempo de uso.

Estima-se que uma fralda irá durar cerca de 250 lavagens, aproximadamente. Dessa forma, uma família que possui 5 fraldas e as lava todos os dias, utiliza mais as fraldas e as desgasta muito mais rápido do que uma família que possui mais de 30 fraldas e as intercale ao longo da semana, por exemplo.

Além disso, existem um ou mais fatores que podem contribuir para o desgaste acelerado das fraldas: a máquina que você usa ou a força que utiliza caso realize a lavagem a mão, a rotação do tambor da máquina, o tipo de água utilizada na lavagem, quantas fraldas lava por vez, o sabão que utiliza, a maneira de armazenar a fralda suja e a fralda seca, se utiliza água sanitária ou outros agentes de limpeza impróprios, entre outros.

Por mais que as fraldas sejam produzidas com muito cuidado e sejam ajustáveis a diversos biotipos de bebê de forma confortável, devemos lembrar que são feitas de tecido e é perfeitamente normal o desgaste após um ou mais anos de uso. Afinal, há desgaste em qualquer tecido e em qualquer roupa que compramos, e não é diferente em fraldas de pano.

É importante planejar um enxoval com um número suficiente de fraldas para que consiga intercalar seu uso ou estar ciente de que eventualmente poderá ter que investir em fraldas novas caso os elásticos afrouxem ou haja delaminação do impermeável.

Deve-se também atentar-se às instruções de lavagem e armazenamento para que as fraldas tenham o maior tempo de vida útil possível!